quinta-feira, 9 de julho de 2020

Os Filhos de Deus Casaram com Filhas dos Homens



A primeira vez que a palavra filhos de Deusaparece na Bíblia é no Géneses 6:2: “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”. Este trecho é muito subjectivo não ficando claro quem são esses filhos de Deus?

No Antigo Testamento a palavra filhos de Deus aparece duas vezes no livro de Genesis e três vezes no livro de Job apenas. Todavia, onde fica claro que os filhos de Deus são anjos é no livro apócrifo de Enoque 7:1;2:
E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas. E quando os anjos, os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
De certeza que seria fácil não dar crédito ao livro de Enoque por não aparecer no cânon. Razão?  Trata-se de um livro apócrifo. Nós podíamos concordar com essa ideia e ignorar a teologia segundo a qual os anjos casaram-se com filhas dos homens, todavia, o livro de Enoque é citado no Novo Testamento pelos apóstolos que escreveram cartas inspiradas pelo Espirito Santo e ainda este livro era usado pelos antigos rabinos judeus; aparece na Bíblia da Igreja Cristã de Etiópia e nos fragmentos do Mar Morto.
Talvez seja necessário dizer quem foi Enoque?  Segundo Genesis 5:18; Hebreus 11:5 e Judas 1:14;15: Enoque andou com Deus; Pela fé, foi transladado para não ver a morte, porque antes da sua transladação alcançou testemunho de que agradava a Deus…E profetizou, dizendo: Eis que  vem o Senhor com milhares de seus santos;  Para executar juízo contra todos e castigar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram…
Mesmo com tantas evidências, não podemos ignorar que hajam teólogos que defendem a teoria de que os filhos de Deus retratados em Genesis 6:2 são homens da descendência piedosa e generosa de Sete que casaram-se com filhas da linhagem ímpia e pecaminosa de Caim. Todavia, é questionável essa posição pois, somente os homens da descendência de Caim casaram-se com as mulheres da descendência de Sete? E porquê não o contrário, isto é, Os homens da descendência generosa e piedosa de Sete se casarem com mulheres da descendência pecaminosa de Caim?
O reverendo Pr. Jorge Luiz Silva Vieira na obra  Pequena Coletânea Teológica ADPN elucida três razões que acredita provarem que o Genesis 6:2 refere à descendência de Sete:
1.      As escrituras não relatam uma segunda queda dos anjos depois da grande rebelião;
Essa afirmação do Pr. Jorge Luiz Silva Vieira não nos parece verdade pois, diz o primeiro livro do apostolo Pedro (1Pe 3.19-20): “No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais antigamente foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé[1], enquanto se preparava a arca; na qual poucas almas se salvaram pela água”. Fica claro neste trecho retirado da Bíblia que houve sim uma segunda queda dos anjos que culminou com o dilúvio de Noé. Há outras evidencias no segundo livro do apostolo Pedro (2Pe 2:4):
Porque, se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas, havendo- os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, o oitavo na arca, pregador da justiça, trazendo o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
Também o apostolo Judas, irmão de Tiago deixa claro que houve uma segunda queda dos anjos que estão aprisionados na terra, como vede em Judas 1:6 “E aos anjos que não guardaram o seu estado original, mas deixaram a sua própria habitação, reservou debaixo da escuridão, e em prisões eternas até o  juízo daquele grande dia”. Que estado original o trecho se refere? Porventura não será o casamento com as filhas dos homens? Que sua própria habitação os anjos deixaram? Porventura não será o céu e descer à terra?
2.      A bíblia não cita qual destes supostos anjos seria o líder para incitar os demais a tomar essa iniciativa pecaminosa, ou seja, se um grupo de anjos caiu essa suposta queda teria um líder;
De facto, não existe outro livro além do livro de Enoque que retrata o nome do líder dos anjos que se casaram com filhas dos homens, todavia, o nome do seu líder é Samyza de acordo com Enoque 7:3;4 Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento; E que só eu sofrerei por tão grave crime”.
3.      Assim como, a expressão “estrelas” não simbolizam apenas os anjos, mas as estrelas do firmamento, a expressão “filhos de Deus” no Antigo Testamento, poderia simbolizar a linhagem direta de Sete não se tratando dos anjos de Deus. Nesse caso, tratava-se da linhagem escolhida de Sete que se desviando dos propósitos de Deus se misturou com outras linhagens, causando assim, uma desaprovação de Deus vindo a gerar varões valentes e de renome, na antiguidade.
Quer que acreditemos que um casamento entre um santo e uma pecadora irá gerar um gigantes, varões valentes e de renome? Esses gigantes (neflins) não serão por ventura obra de casamento entre anjos e filhas dos homens?
A maior parte das pessoas prefere dizer que os filhos de Deus descritos em Genesis 6:2 são homens da descendência de Sete pois, não acredita ser possível um anjo (ser espiritual) casar com uma mulher. Todavia, é normal o ser humano não descobrir que está diante dum anjo pois, estes podem até exercer funções fisiológicas como fica comprovado em Genesis 19:1;3 só para citar um exemplo:
E chegaram dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro, e inclinou-se com o rosto à terra; E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, na casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis, e seguireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e foram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e assou bolos sem levedura, e comeram.
Estado original
Foram duzentos anjos que convenceram o seu líder Samiza a casarem com as filhas dos homens. Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles (Enoque 7:9).
Os anjos tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos, e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigantes.
Maldade do Homem  
Genesis 6:5E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Essa é a razão que levou Deus a destruir a terra por meio do dilúvio todavia, não diz exactamente qual foi a tal grave maldade do homem?
Os gigantes (filhos dos anjos com filhas dos homens) devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los; Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, e para beber seu sangue. Então a terra reprovou os injustos.
Além disso, Azazyel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
A impiedade foi aumentada, a fonicação multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos. Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes: Armers ensinou a solução de sortilégios; Barkayal ensinou os observadores das estrelas, Akibeel ensinou sinais; Tamiel ensinou astronomia; E Asaradel ensinou o movimento da lua. E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus.
Esse é o motivo que fez com que Deus não tivesse outra solução para além da extinção da raça que surgiu do casamento de anjos e filhas dos homens. A terra estava contaminada de maldade e esses seres ameaçavam acabar a raça humana.
Considerações Finais
Os Filhos de Deus retratados em Genesis 6:2 que viram que as filhas dos homens eram lindas e casaram com elas são nada mais e nada menos que anjos que não souberam guardar seu estado original. A maioria das pessoas não consegue imaginar um casamento entre um anjo e uma mulher. Todavia, os anjos possuem a forma humana e podem exercer funções biológicas de modo que os humanos podem não descobrir que estão diante de anjos. Há vários relatos na Bíblia da aparição de anjos diante de seres humanos sem que os humanos os descobrissem para além dos eventos descritos em Genesis 18:2 e 19:1.



[1] Filho de Lameque; Filho de Matusalém; filho de Enoque, o santo que viu a queda dos anjos e também foi arrebatado para o paraíso;


Related Posts

0 comentários: